#Dica


VOCABULÁRIO DO MODELO
ACERVO:
Local onde é guardado o material (roupas, sapatos, acessórios...) que as produtoras recebem das lojas para vestir os modelos nos editoriais e desfiles.
APONTAMENTO:
Visita marcada para o modelo ser apresentado ao cliente. AGÊNCIA-MÃE – É a agência responsável pelo planejamento e acompanhamento da carreira do modelo. Geralmente é a agência que revelou o modelo para o meio, ou foi a primeira a agência-la.

ARARA:
Estrutura de metal ou madeira sobre rodas. Serve para as produtoras pendurarem roupas que serão usadas em um editorial ou desfile de moda.
BOOK:
Pasta ou álbum com fotos de rosto e corpo inteiro. Tem a finalidade de mostrar a versatilidade, a fotogenia e a personalidade do modelo.
BOOKER:
Profissional responsável pelo agenciamento e negociação do cachê do modelo junto ao cliente.
CALL-BACK:
Após a seleção através do casting.php, os selecionados são chamados pelo cliente para uma seleção mais rigorosa.

CAST:
Elenco de uma agência de modelos.
casting.php :
São as fotos e dados dos modelos de uma agência, com o perfil solicitado pelo cliente para a seleção de algum trabalho.
COMPOSITE:
Um cartão de visita grande, com nome, fotos do modelo, medidas, cor dos olhos, cabelo e pele. Além dos dados para contato com a agência do modelo.
CHARTER:
É a planilha com todos os dados relacionados à agenda de trabalho dos modelos.
EDITORIAL:
São as matérias de uma publicação sobre os mais diversos temas.
FOTOGENIA:
Ter um bom perfil para ser fotografado. Sair bem nas fotos.
FREE-LANCE:
Profissional que trabalha por conta própria.
LOOK :
Produção visual de cabelo, maquiagem, figurino e acessórios que compõem o estilo do modelo em um determinado trabalho.

MAKING OF:
Bastidores de uma filmagem ou sessão de fotos.
MAKE-UP:
Maquiagem.
METIER :
Meio específico de uma determinada categoria profissional
NEW FACE:
Aquele que acaba de ingressar na carreira de modelo.
OPEN CALL:
Hora definida para aspirantes a modelo visitarem uma agência, e a agência conhecer os pretendentes.
PORTFÓLIO:
Pasta de apresentação com os melhores trabalhos do cliente.
PRÉ-EDITADO:
Diz-se quando o modelo foi selecionado para um trabalho (geralmente por foto) e deve aguardar uma decisão final
PRÊT-A-PORTER:
(Pronta para vestir) - Coleção que não é feita sob encomenda. Roupas que não são feitas sob medida.
PRODUTOR DE MODA:
Profissional que escolhe as roupas, destacando o que o modelo tem de melhor.
PROVA DE ROUPA:
Antes de um desfile ou trabalho de showroom, são feitos os últimos ajustes na roupa, sendo decidido o que o modelo irá usar e em quantas entradas.
SCOUTER:
(Olheiro) - Pessoa ligada a uma agência, que freqüenta lugares com público jovem em busca de novos talentos.
STILL:
Fotografia de produtos.
TAKES:
Tomadas de imagem em foto ou filme.
TOP MODEL:
Modelo que faz trabalhos prestigiados. Esta no topo da carreira.
VIDEO BOOK:
Book feito em vídeo, incluíndo trabalhos já realizados,muito bom e recomendado para quem pretende figurar em comerciais de tv e até mesmo como ator e atriz.
WORKSHOP:
Espécie de curso intensivo, onde se tenta passar o máximo de informação em um mínimo de tempo.





Naomi Campbell iniciou a carreira de manequim aos 15 anos, quando foi descoberta no parque de Covent Garden por um agente da Elite Modelestadunidense, John Casablancas. Quando passava nas imediações da prestigiada escola de arte Italia Conti onde Naomi aprendia dança clássica, Casablancas não pôde deixar de reparar na beleza da jovem que misturava traços jamaicanos e chineses. Começou aí a sua meteórica ascensão até a fama, que levou um grande impulso em agosto de 1986, ao aparecer na capa da versão britânica da revista de moda Elle. Mudou-se então para Paris, com o intuito de desenvolver a sua imagem. Em 1988, quando já era muito solicitada por diversos costureiros, como Versace (o seu maior impulsionador) e Ralph Lauren, foi a primeira mulher negra a aparecer nas capas das revistas Vogue francesa e inglesa e ainda na TIME. Mudou-se no ano seguinte para Nova Iorque, onde passou a viver, não demorando muito tempo a aparecer na capa da Vogue norte-americana. Em 2008 surpreendeu ao posar com os seios à mostra para a edição de dezembro da Vogue russa Em 1991, surgiu junto com Eva Herzigova numa campanha para a marca Guess. Em 1992, gravou com o cantor Michael Jackson o videoclipe da música "In The Closet". A marca de pneus Pirelli, que todos os anos escolhe uma top model para ilustrar os seus famosos calendários, optou por Campbel em 1995. Nesse mesmo ano, a modelo inglesa gravou um CD intitulado "Babywoman", que vendeu mais de um milhão de cópias.1 Ainda em 1995 lançou o livro Swan, que conta uma história de suspense envolvendo cinco manequins e as suas viagens à volta do mundo. Publicou também um livro ilustrado com as suas melhores fotos, cujos lucros revertem para a Cruz Vermelha da Somália. Campbell contribuiu igualmente, através da UNESCO, com fundos para a construção de jardins de infância em países pobres. Em 1997 foi dispensada da função de porta-voz de uma associação de proteção de direitos dos animais, depois de ter vestido uma peça de roupa em pele numa passagem de modelos em Milão. Em 2002, desfilou para Jean Paul Gaultier no espetáculo que o costureiro apresentou depois da despedida oficial de Yves Saint Laurent. A manequim desfilou com as mãos nos seios desnudados. Nesse ano, juntamente com as top models Elle Macpherson e Claudia Schiffer, tornou-se sócia da cadeia de restaurantes "Fashion Café". Campbell apareceu em vários videoclipes de artistas famosos: aos 7 anos fez uma ponta em Is this Love? de Bob Marley; em 1982, apareceu sapateando em I'll Tumble 4 Ya, da banda Culture Club; em 1990, em Freedom 90, de George Michael e em 1992, em In the Closet, de Michael Jackson e Erótica, de Madonna. Naomi Campbell foi colocada na 6ª posição na lista das 20 modelos-ícones, publicada pelo site norte-americano Models.com.3 Em 3 de maio de 2010 Naomi Campbell deu uma entrevista emocionante a Oprah Winfrey, nos Estados Unidos, na qual chorou várias vezes, relembrando seus 25 anos de carreira.4 Atualmente mora em Moscou, na Rússia.















Cindy Crawford (Cynthia Ann Crawford, DeKalb, 20 de fevereiro de 1966) é uma supermodelo, celebridade e atriz estadunidense e cantora . Quando se dedicava às colheitas de milho, um pequeno trabalho de Verão, em 1982, um repórter fotográfico reparou na sua beleza e resolveu fotografá-la. Como resultado da sessão ficou patente a sua fotogenia, o que foi suficiente para levá-la a apostar na carreira de modelo logo de imediato. Nesse Verão e no seguinte trabalhou como modelo para a Elite Model de Chicago. Pelo caminho deixou a sua participação no concurso Elite Look of the Year de 1982, onde era uma das mais fortes candidatas à vitória. No entanto No início da sua carreira recomendaram-lhe que retirasse o sinal que tem junto à boca por ser considerado antiestético. Contudo, recusou a sugestão e, hoje em dia, o sinal faz parte da sua imagem de marca. Cindy trabalhou em Chicago até que o sucesso a levou a mudar-se para Nova Iorque, onde residiu até 1996, altura em que se instalou em Los Angeles. Bastaram-lhe dois anos para começar a desfilar roupas dos mais conceituados costureiros e a ocupar as capas das mais importantes revistas de moda. Até hoje já fez mais de 400 capas em todo o mundo. Uma das mais famosas é da Vanity Fair que saiu em 1993. O sucesso alcançado permitiu-lhe integrar o primeiro grupo de supermodelos, um escalão acima das top models Em 1988, tornou-se a primeira supermodelo a aceitar posar para a revista masculina Playboy. A experiência foi muito bem aceite pelo público e valeu-lhe um contrato, que se prolongou por seis anos, para se tornar a apresentadora do programa da moda "House of Style", do canal musicalMTV. Para além de uma muito bem sucedida carreira como manequim e de se ter revelado uma excelente estudante, Cindy Crawford também mostrou ter propensão para o negócio. Lançou, assim, aproveitando a sua imagem, uma série de calendários em foto-de-banho, videocassetes de fitness e um livro sobre maquiagem. Através da sua empresa, a Crawdaddy, conseguiu contratos milionários com multinacionais como a Pepsi, a Kay Jewelerse a Revlon. Quando as suas companheiras de passerela lançaram o Fashion Café, preferiu a copresidência da cadeia internacional de restaurantes Planet Hollywood. Tudo isto ajudou a que, em 1995, fosse considerada pela revista norte-americana Forbes como a modelo mais bem paga do mundo. Cindy Crawford dedica também muito do seu tempo a acções de caridade, especialmente as relacionadas com a leucemia, doença que lhe roubou um irmão, quando ambos eram crianças. Metade dos lucros dos calendários por si lançados são destinados a programas de combate à leucemia.




Linda Evangelista (Saint Catharines, 10 de maio de 1965) é uma supermodelo canadense Aos doze anos de idade já tinha decidido que queria ser modelo. Não demorou muito a começar a ser concretizado o desejo desta jovem pertencente a uma família operária de origem italiana. Com apenas treze anos, participou num concurso de beleza para adolescentes. Apesar de Linda não ter sido a vencedora, o concurso funcionou como catapulta para a carreira que ambicionava. Só aos 18 anos deixou a agência de manequins em Toronto, onde trabalhava, para ingressar nas fileiras da poderosa Elite, para dar outro salto significativo na carreira e só então assinou contrato com a conceituada revista de moda Vogue. A partir daí tudo correu a um ritmo alucinante. Apareceu nas capas de todas as revistas de moda internacionais e passou a integrar o restrito grupo das supermodelos. Tal como algumas colegas de passarela, também Evangelista apareceu em telediscos (ou videoclipes, no Brasil) de cantores famosos. Participou dos clipes "Freedom 90" e "Too Funky", de George Michael. À semelhança de outras top models, também trabalhou para angariar fundos destinados a acções debeneficência. A sua preferência vai para o apoio à pesquisa sobre AIDS e cancro da mama, doença que afetou sua mãe. No auge da sua carreira, Linda Evangelista disse que não se levantava da cama por menos de dez mil dólares. Linda Evangelista apareceu em campanhas publicitárias de companhias como aAmerican Express, Calvin Klein, Chanel, Versace, Ralph Lauren, Dior, entre outras. A partir de 1990, firmou um contrato publicitário de longa duração com a confecção de roupas femininas Kenar. O contrato durou até 1998 Na lista das 20 modelos-ícones publicada pelo site norte-americano Models.com, Linda Evangelista foi colocada na 10ª posição Linda Evangelista é atualmente uma modelo aposentada, a não ser por eventuais convites para desfilar em passarelas de casas de alta costura ou para fazer capas de revistas de moda. Ela agora é uma ativista e se declara distante da menina que declarou não sair da cama por menos de 10.000 dólares. Em 2005, comentando sua famosa declaração, Linda disse: "Não suporto a forma como isso me persegue. Eu disse isso há muito tempo e espero ser hoje uma pessoa diferente. Agora saio da cama por uma razão muito melhor. Sou parte de uma equipe que levanta milhões de dólares e aumenta a consciência das pessoas sobre o HIV e a AIDS em todo o mundo.














A temporada internacional das semanas de moda já terminou e o que restou foram muitas tendências lançadas e, muitas dúvidas, se esta ou aquela tendência vai se consolidar na próxima estação. Vários itens entram na lista das tendências, como cabelos e penteados; maquiagem; acessórios; e claro, roupas e calçados. E a cada temporada os calçados masculinos ganham uma maior atenção por parte dos estilistas e das marcas especializadas. E para o próximo verão 2013 não foi diferente, e as novas propostas e modelos de sapatos chegam tão democráticos que há modelo até para o mais exigente dos homens.





#DICA

ÉTICA
ATITUDES DE UMA MODELO PROFISSIONAL AO SER CONVIDADA PARA UMA SELEÇÃO
Seja pontual; pontualidade é sinal de responsabilidade. - Vá bem vestido(a), com roupas básicas mas que valorizem seu corpo. - As meninas deverão ir preferencialmente de salto e levemente maquiadas. - Seja comunicativo(a), porém limite-se a responder o que o cliente lhe perguntar e não fuja do assunto. - Não use gírias ao falar com um cliente; também não faça perguntas sobre valor de cachê, data de pagamento ou quando sairá o resultado do teste, esses ou outros esclarecimentos sobre o trabalho, deverão ser feitos com o booker, jamais com o cliente. - Não masque chicletes e tenha cuidado com a postura perante o cliente, pois ela fará muita diferença na hora da escolha do(a) modelo. - Na sala de teste permaneça de pé, só sente-se caso o cliente permita. - Não confirme sua presença no teste, caso saiba que não poderá comparecer ao processo seletivo ou ao trabalho. - Nunca forneça seu telefone pessoal ao cliente, qualquer contato com o mesmo deverá ser feito exclusivamente pela agência.- Compareça aos testes sempre munido de seu material fotográfico (book e composite). - A agência após ter o resultado da seleção entrará em contato apenas com os aprovados, sendo assim não existe prazo estipulado para o resultado da seleção. - Responsabilidade é uma regra básica para quem quer prosseguir nesta profissão. APÓS SER CONTRATADO (A) PARA UM TRABALHO: Chegue ao local com 30 minutos do horário marcado. Procure obter o maior número de informações da empresa contratante. Seguir corretamente todas as instruções do trabalho. Caso ocorra uma eventualidade que impossibilite a realização do trabalho por parte do (a) modelo é obrigatório que avise com antecedência para que a agência tome as devidas providências. Nunca fazer qualquer crítica em relação ao produto em que se está trabalhando. Sempre mantenha um comportamento ético. O cliente tem por direito substituir o (a) modelo se o trabalho do mesmo não estiver agradando. Jamais manter qualquer tipo de relação extra profissional durante o trabalho. Durante os trabalhos é proibido a permanência de acompanhantes, com exceção de alguns trabalhos onde os responsáveis por menores poderão acompanhar com autorização prévia da agência. Nem todos os trabalhos permitem o uso de bijuterias, fique atento a isso. Caso o cliente estipule uma produção (uniforme, cabelo e maquiagem) ela deverá ser seguida até o término do trabalho. A modelo deverá estar sempre com sobrancelhas e buço depilados e unhas feitas, com esmalte claro. Sendo determinado o uso de uniforme durante o trabalho, o mesmo deverá ser mantido impecável e devolvido em até 5 dias após o término do trabalho, qualquer dano ao mesmo é de total responsabilidade do (a) modelo. Na presença de artistas ou pessoas do meio durante qualquer tipo de trabalho, jamais tire fotos ou peça autógrafos, comporte-se profissionalmente. Qualquer reclamação sobre trabalho deverá ser feita diretamente à agência, nunca ao cliente.

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